Nenhum novo detento poderá cumprir pena na penitenciária, conforme a decisão. Local tem capacidade para receber 307 presos. Atualmente, são 740. Fachada do Presídio Regional de Passo Fundo
Reprodução/RBS TV
A Justiça do Rio Grande do Sul determinou a interdição do Presídio Regional de Passo Fundo, no Norte do estado, por conta da superlotação. A penitenciária tem capacidade para receber 307 presos. Atualmente, 740 detentos cumprem pena no local. A decisão é desta terça-feira (12).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Esse é o mesmo presídio que registrou uma briga generalizada, entre cerca de 150 detentos, no início do mês. Pelo menos 14 presos ficaram feridos, sendo dois em estado grave.
Por determinação da Vara de Execuções Penais da cidade, atendendo a um pedido da Defensoria Pública do RS, nenhum novo detento poderá cumprir pena na penitenciária. Dos 726 presos, 225 devem ser transferidos para outras prisões do estado.
Cerca de 500 presos devem permanecer na instituição. O número ainda representa superlotação.
A determinação aponta que a diminuição do número de detentos deve acontecer em até um mês. Serão transferidos presos que já tiveram ordem de realocação, presos preventivos de outras regiões do estado e detentos aptos a cumprir a pena em regime semiaberto.
Conforme a decisão, quem for preso em Passo Fundo, a partir de agora, poderá ficar 72 horas na cadeia, até que seja transferido para outro local. A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) diz que vai cumprir as medidas e que os presos serão recebidos em unidades prisionais da 4ª Região Penitenciária do RS.
Fachada do Presídio Regional de Passo Fundo
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
http://dlvr.it/T08V7B
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/M/u/5XZH9rQfaCNBm83KGPJA/presidio-passo-fundo.png)
0 Comentários