A primavera chegou ao Rio Grande do Sul de forma tumultuada, trazendo consigo chuvas intensas, ventos fortes e até granizo. Os primeiros dias da estação, que começou às 3h50 de sábado (23), serão marcados pela instabilidade climática e pela queda nas temperaturas em várias regiões do estado.
A madrugada do início da primavera foi chuvosa nas cidades da Fronteira, no Centro e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Caxias do Sul, localizada na Serra Gaúcha, um fenômeno conhecido como "nuvem prateleira" se formou devido às instabilidades climáticas, deixando os moradores impressionados com a cena incomum.
No Sul e na Fronteira, também houve registros de granizo, com as pedras de gelo causando danos em automóveis em Bagé, por exemplo. Enquanto isso, na região do Vale do Taquari, que ainda se recupera das enchentes causadas pelo ciclone extratropical no início de setembro, os moradores enfrentam chuvas fortes e ventos, dificultando ainda mais a reconstrução das áreas afetadas.
Segue abaixo uma lista de acumulados de chuva registrados neste sábado:
- Caçapava Do Sul: 53,4 mm
- Cachoeira Do Sul: 51,8 mm
- Soledade: 46 mm
- Nova Palma: 46 mm
- São Leopoldo: 35,85 mm
- Alvorada: 35,4 mm
- Rosário Do Sul: 35 mm
- Canguçu: 33,8 mm
- Candelária: 33 mm
- Porto Alegre: 29,33 mm
- Passo Fundo: 29 mm
- São Lourenço Do Sul: 28,4 mm
- Vacaria: 26,8 mm
- Faxinal Do Soturno: 25,6 mm
- Lagoa Bonita Do Sul: 25,2 mm
- Dom Pedrito: 24 mm
- Pelotas: 24 mm
- Igrejinha: 23,51 mm
- Água Santa: 22 mm
- Arroio Do Tigre: 21,2 mm
- Encruzilhada Do Sul: 20 mm
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para todo o estado, e a previsão indica que o domingo (24) continuará chuvoso, devido a um sistema de baixa pressão entre Paraguai e Argentina. As temperaturas permanecerão baixas, com a máxima prevista em Porto Alegre atingindo apenas 21ºC.
Para as regiões da Fronteira, Campanha, Litoral Norte e Região Metropolitana, a chuva pode ser intensa, acompanhada de raios e ventos com velocidades entre 50 km/h e 70 km/h. No Sul do estado, a chuva também estará presente, porém com menor intensidade.
A tendência para o início da próxima semana é de mais chuva e temperaturas baixas em todo o estado, com a melhora do tempo prevista apenas para a quarta-feira (27), de acordo com a Climatempo. A população gaúcha está sendo orientada a tomar precauções devido às condições climáticas adversas durante os próximos dias.
Fonte: INMET
0 Comentários