DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

Onda de calor: saiba como se proteger; animais também precisam de cuidado

Especialista alerta que o estresse pelo calor e a insolação são situações comuns em períodos de temperaturas elevadas. Se hidratar com frequência, ingerir alimentos leves e usar filtro solar são algumas das recomendações. Tutores devem ficar atentos aos pets. Inmet alerta para onda de calor extremo no RS
Uma onda de calor deve fazer com que as temperaturas cheguem aos 43ºC nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Devido ao intenso calor previsto, o governo do RS listou algumas orientações para enfrentar as temperaturas. Veja abaixo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O corpo humano reage às variações de clima e de temperaturas, conforme explica a médica Marina Butzke.
"O nosso organismo reage ao calor. No cérebro, o hipotálamo é responsável por regular a temperatura corporal, mantendo entre 36ºC e 37ºC, que é a nossa temperatura biológica. Em dias muito quentes o nosso corpo começa a perder a capacidade de dar conta desse calor. Então, um dos principais mecanismos que temos é o suor. Assim, ocorre a evaporação pelo suor e os vasos da pele se dilatam para dissipar esse calor", esclarece.
Conforme a especialista, o estresse pelo calor e a insolação são situações comuns. Durante esse período, a médica recomenda observar sintomas como tontura, quedas da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, quedas físicas, dores de cabeça e náusea.
Orientações de cuidados no calor
Com as altas temperaturas, é preciso se hidratar com frequência e beber mais de 2 litros por dia.
Reprodução/RBS TV
Se hidratar com frequência (mais de 2 litros por dia)
Evitar exposição ao sol (entre 10h e 17h)
Priorizar alimentos leves e de fácil digestão (saladas, verduras e frutas)
Fazer exercícios em horários de temperatura mais amenas
Usar roupas leves
Especialistas também indicam o uso de protetor solar, a partir do fator 30, a cada duas horas. Além de usar chapéu, boné e óculos escuros durante a exposição ao sol.
Evitar álcool, bebidas doces e cafeína é recomendado pela médica geriatra do serviço de medicina interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Marina Butzke, pois esse grupo de líquidos pode potencializar a desidratação do corpo em dias quentes.
A Defesa Civil recomenda cuidado às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes ou que tenham alguma comorbidade.
Atenção aos animais
Temperatura em Porto Alegre deve chegar aos 40ºC
Reprodução/RBS TV
As altas temperaturas também afetam o bem-estar dos animais. A recomendação da médica veterinária Tânia Speroni é manter bichos hidratados e evitar passeios nos períodos de sol extremo, podendo impactar na respiração de algumas raças.
"Bulldog Francês é uma das raças que mais sofre nessa época do ano. Essa, assim como Pug, Shih Tzu e Boxer, sofre porque tem o nariz muito apertadinho e o palato mole (na boca) é muito longo, o que dificulta a respiração. Todo o cão e gato troca a temperatura corporal pela respiração, pela boca e pelos coxins (almofadas das patas)", comenta.
A veterinária explica ser normal os animais ficarem ofegantes quando tentam manter a regulação da temperatura do corpo. No entanto, ela recomenda observar a persistência desse comportamento, podendo evoluir para desidratação, fraqueza, náuseas e diarreias. Nesses casos, o indicado é buscar por um profissional veterinário.
Onda de calor
Onda de calor: RS terá temperatura de até 43ºC a partir desta quinta, diz Climatempo
Onda de calor é o nome que se dá quando a temperatura se mantém acima de cinco graus por um período de mais de cinco dias em uma região. No RS, essa onda deve se estender pelo menos entre esta quinta e o domingo, próximo da chegada do verão, que é no dia 22 de dezembro, data do solstício.
"Os ventos quentes do quadrante norte ficam mais intensos e potencializam a magnitude das temperaturas. Por isso, o RS passa a fazer parte do limiar de onda de calor", explica a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo.
Em Porto Alegre, os termômetros podem chegar a 40ºC no domingo (17). De acordo com a Climatempo Meteorologia, as máximas elevadas por um longo período de tempo indicam que o estado passará por uma onda de calor nesta semana. Entenda abaixo.
LEIA TAMBÉM
Gaúchos atravessam fronteira para comprar ar-condicionado
Calor no Centro do país vai fazer temperaturas chegarem a 40°C no RS
Veja as máximas previstas até domingo
Previsão de temperatura para os próximos dias.
Climatempo Meteorologia
As temperaturas máximas devem superar os 35ºC na maior parte do estado, incluindo a Fronteira Oeste, além do Centro e da Região Metropolitana. O ápice deve impactar o final de semana, quando as máximas ficam entre 38°C e 40°C, atingindo a Fronteira Oeste, Centro, a Região Metropolitana de Porto Alegre e a porção Sul.
Em meio à onda de calor que atinge o país, o comunicado do Inmet é também um alerta também para os risco à saúde devido às temperaturas extremas. Segundo os meteorologistas, para o estado, o aviso de "perigo" relacionado ao calor é válido até às 19h de domingo (17).
Alto Feliz - 43°C
Quevedos - 42°C
Pinhal Grande - 42°C
Novo Tiradentes - 42°C
Campo Bom - 42°C
Três Forquilhas - 41°C
Santa Tereza - 41°C
Porto Xavier - 41°C
Porto Lucena - 41°C
Osório - 41°C
Beber água com frequência é uma das orientações para dias de calor.
RBS TV/Re´produção
VÍDEOS: Tudo sobre o RS


http://dlvr.it/T08Ts2

Postar um comentário

0 Comentários