O Governo Federal anunciou um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina totalmente nacional contra a dengue. O imunizante será de dose única e será produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa WuXi Biologics, dentro do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde.
Parceria e investimento
O projeto contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as pesquisas clínicas e com a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o pedido de registro. O governo federal destinará R$ 1,26 bilhão para a produção da vacina, além de um investimento adicional de R$ 68 milhões para estudos que ampliem a faixa etária contemplada e avaliem a coadministração com a vacina contra chikungunya.
A iniciativa será integrada ao Novo PAC, permitindo a expansão da imunização para um maior número de pessoas, abrangendo a população de dois a 59 anos.
Prioridade no combate à dengue
O governo reforçou que a vacina é um dos pilares do enfrentamento da dengue no país, mas destacou que outras medidas preventivas seguem em andamento. Entre elas estão o uso da tecnologia Wolbachia, que reduz a capacidade de transmissão do vírus pelo mosquito Aedes aegypti, e as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDL).
A dengue tem registrado um aumento expressivo de casos no Brasil, levando estados como São Paulo a decretarem situação de emergência. A nova vacina chega como um avanço importante para conter a doença e evitar óbitos.
0 Comentários