DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

Alerta Meteorológico: Risco de Tempestades Severas no Rio Grande do Sul

 



A MetSul Meteorologia emite um alerta para um aumento significativo do risco de tempestades severas isoladas no estado do Rio Grande do Sul durante o final desta semana e ao longo do fim de semana. Embora não seja uma situação de tempo severo generalizado, espera-se a ocorrência de temporais localizados, com potencial para serem fortes a intensos em algumas áreas.


A dinâmica dessas tempestades está relacionada a uma massa de ar excepcionalmente quente que se estabelecerá sobre o interior da América do Sul, especialmente entre o Paraguai, o Nordeste da Argentina e o Centro-Oeste do Brasil. Essa bolha de calor ganhará força gradualmente, levando a máximas extraordinariamente altas, com previsão de temperaturas entre 43ºC e 45ºC, e possivelmente acima de 45ºC em algumas regiões do Paraguai.


À medida que essa massa de ar quente se expande, ela afetará áreas mais ao Sul, atingindo os estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Isso inclui o Rio Grande do Sul, onde as regiões mais afetadas serão as Metades Norte e Oeste, com destaque para o Noroeste, onde as temperaturas podem atingir 40ºC ou mais, na fronteira com a Argentina.


Com a presença de umidade na atmosfera sobre o Rio Grande do Sul, o avanço do ar extremamente quente resultará na formação de áreas de instabilidade intensas, que serão predominantemente localizadas, mas com alto potencial de tempo severo. Os índices de instabilidade projetados para os próximos dias apresentam valores excepcionalmente altos, indicando um alto risco de tempestades severas. Um desses índices, o CAPE (Convection Available Potential Energy), pode atingir valores de até 3.000 a 4.000 J/Kg, o que é indicativo de um alto risco de tempestades severas.


Essas áreas de instabilidade podem gerar temporais localizados com ventos fortes e granizo. O risco de vendavais localizados é alto, com potencial para causar danos em alguns pontos. A atmosfera extremamente instável também levará à ocorrência de granizo isolado, podendo atingir tamanhos médios a grandes, com potencial adicional de danos.


Modelos meteorológicos indicam que as temperaturas em níveis elevados da atmosfera serão muito altas, com valores acima de 20ºC em 850 hPa (nível de pressão equivalente a 1.500 metros de altitude) e até 25ºC em algumas áreas. Isso aumenta ainda mais o risco de tempestades severas, particularmente na Metade Norte do estado.


Sob esse cenário, nuvens de tempestades se formarão facilmente e poderão atingir altitudes consideráveis, resultando na formação de áreas de instabilidade capazes de gerar temporais isolados muito intensos. A tendência é que essas áreas de instabilidade com chuva forte, raios, granizo e ventos fortes se formem onde houver maior presença de umidade, principalmente nas regiões Centro, Oeste e Sul do estado.


Alertamos também para o aumento do volume de chuva na Metade Sul do estado, com previsão de acumulados superiores a 100 mm em várias cidades até o domingo.


A MetSul Meteorologia orienta a população a ficar atenta aos avisos meteorológicos locais e tomar as medidas de segurança necessárias, como evitar áreas de risco, buscar abrigo seguro durante tempestades e manter-se informado sobre as condições climáticas. Acompanhe as atualizações do tempo e esteja preparado para possíveis temporais durante os próximos dias.

Postar um comentário

0 Comentários