O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anuncia hoje sua decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. Mesmo com a recente valorização do dólar e os juros mais altos nos Estados Unidos, espera-se que o Copom reduza a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, para 10,75% ao ano. Este seria o sexto corte desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário.
Nos últimos comunicados, o Copom indicou cortes de 0,5 ponto percentual nos próximos encontros, por unanimidade. A expectativa gira em torno de saber se a Selic será reduzida apenas até maio ou se os cortes continuarão no segundo semestre.
De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve cair 0,5 ponto percentual. A projeção é que a Selic encerre o ano em 9% ao ano. Ao final do dia, o Copom anunciará sua decisão.
**ENTENDA A TAXA SELIC**
A Selic é a taxa básica de juros usada nas negociações de títulos públicos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Ela serve como referência para as demais taxas da economia e é crucial para o controle da inflação pelo Banco Central.
A elevação da Selic tem como objetivo conter a demanda aquecida, refletindo nos preços e desacelerando a economia. Por outro lado, sua redução estimula a produção e o consumo, incentivando a atividade econômica.
O Copom se reúne a cada 45 dias para analisar a conjuntura econômica e decidir sobre a Selic, considerando fatores como inflação, câmbio e perspectivas econômicas.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários