DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

CENTRO E O SUL DO BRASIL ENFRENTARÃO PERÍODO DE NUMEROSAS TEMPESTADES

 


Temporais serão numerosos e frequentes em estados do Centro e do Sul do Brasil neste fim de outubro e no começo de novembro. Tempestades isoladas trarão muitos raios, queda de granizo de variado tamanho e vendavais. A maior preocupação é a chuva que será excessiva a extrema no Sul do Brasil com 300 mm a 500 mm em várias cidades em apenas uma semana.

A MetSul Meteorologia alerta que estes últimos dias de outubro e os primeiros do mês de novembro terão uma muito alta frequência de temporais nos estados do Centro e do Sul do Brasil com numerosas tempestades, inclusive localmente fortes a severas com potencial de danos por vento forte e granizo de variado tamanho.

O cenário que se esboça para estes últimos dias de outubro e o começo do mês que vem é de enorme instabilidade no Sul do Brasil e que vai se estender ao Centro-Oeste e ao Sudeste do Brasil. Serão muitos dias com chuva localmente forte a intensa que virá com nuvens muito carregadas que vão causar também temporais.

Praticamente todos os dias entre hoje e o final da primeira semana de novembro vão ter condições propícias para o registro de temporais isolados de vento e granizo nos estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, acompanhando um padrão de vários sistemas de instabilidade em sequência movendo-se de Oeste para Leste.

Este é o tipo de cenário que por meses se temia e se alertou em consequência do El Niño. Durante todo o primeiro semestre, a MetSul Meteorologia advertiu que a segunda metade do ano teria uma frequência muito alta de temporais com granizo e vendavais no Centro-Sul do Brasil.

Não surpreende que esta longa sequência de dias com condições propícias a temporais ocorra neste fim de outubro e no começo de novembro, uma vez que, à medida que avança a primavera, a atmosfera gradualmente fica mais quente sobre o Brasil. Ar quente garante a energia para a formação de tempestades.

Temporais, por natureza, tendem a ser isolados. Assim, não haverá tempestades em todas as cidades. Por outro lado, a área de risco de temporais neste fim de mês e no começo de novembro é muito ampla, compreendendo grande parte do Sul do Brasil e ainda a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste.

A maior preocupação da MetSul nos próximos sete a dez dias será o excesso de chuva no Sul do Brasil com acumulados que devem atingir de 250 mm a 500 mm em grande número de cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o Paraná, o que levará a inundações, cheias de rios, enchentes e deslizamentos de terra.

A instabilidade, porém, trará também temporais e que serão numerosos no Centro e no Sul do Brasil no período. No Sul, as áreas de maior risco estão entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, mas, notadamente, o Noroeste e o Norte gaúcho, o Oeste de Santa Catarina e a Metade Oeste do Paraná.

Postar um comentário

0 Comentários