O fim de semana será marcado por chuva forte no Sul do Brasil, com previsão de acumulados de até 500 mm em alguns locais. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas para os três estados da região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O alerta é válido para o período entre 27 de outubro e 2 de novembro. Segundo o INMET, as chuvas podem causar alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.
A chuva forte deve ser provocada por um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma no Oceano Atlântico Sul. Esse sistema vai se deslocar para o Sul do Brasil, provocando chuvas intensas e trovoadas.
Os maiores volumes de chuva estão previstos para as regiões serranas dos três estados. Na Serra Gaúcha, por exemplo, a previsão é de acumulados de até 500 mm. Na Serra Catarinense, a previsão é de acumulados de até 400 mm. E na Serra do Paraná, a previsão é de acumulados de até 300 mm.
O INMET recomenda que as pessoas fiquem atentas às condições meteorológicas e que sigam as orientações das autoridades locais.
Precauções
Em caso de chuva forte, é importante tomar as seguintes precauções:
- Evite sair de casa se não for necessário.
- Se estiver na rua, procure abrigo em um local seguro.
- Não dirija em áreas alagadas.
- Fique atento às notícias e aos alertas meteorológicos.
Impactos esperados
As chuvas fortes podem causar os seguintes impactos:
- Alagamentos
- Deslizamentos de terra
- Inundações
- Rompimentos de barragens
- Quedas de árvores
- Interrupção de serviços públicos
O governo federal e estaduais estão monitorando a situação e tomando medidas para minimizar os impactos das chuvas.
0 Comentários