Após um fim de semana de tempo estável, o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar um novo período de chuvas intensas e tempestades, de acordo com os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A instabilidade climática deve persistir até a próxima terça-feira (19), trazendo consigo o risco de temporais isolados, granizo e rajadas de vento com velocidades de até 90 km/h.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente destacou que uma região de baixa pressão, combinada com umidade proveniente da Amazônia e a aproximação de uma frente fria, são os principais fatores que contribuem para a ocorrência de chuvas moderadas a fortes nas regiões da Campanha e do Sul do estado. O Inmet mantém um alerta de perigo potencial para temporais nas diversas regiões.
A partir de segunda-feira (18), a chuva se disseminará para todas as áreas do Rio Grande do Sul, à medida que a frente fria avança. Na metade Sul do estado, os volumes pluviométricos devem variar entre 40 e 60 mm/dia, com alguns pontos atingindo até 90 mm/dia. Na terça-feira (19), as instabilidades persistem, com a possibilidade de acumulados de 30 a 50 mm/dia, e em algumas áreas do Norte, pontualmente, podem chegar a 70 mm/dia.
A preocupação aumenta devido ao acúmulo de chuvas, o que levanta o alerta para o risco de inundações gradativas, resultando na elevação dos principais rios e alagamentos em áreas onde a chuva for mais intensa, especialmente devido aos níveis já elevados dos rios e ao solo saturado em grande parte das regiões afetadas pelas inundações anteriores.
As bacias hidrográficas em alerta incluem:
1. Piratini
2. Butuí-Icamaquã
3. Ibicuí
4. Quaraí
5. Santa Maria
6. Vacacaí-Vacacaí Mirim
7. Baixo Jacuí
8. Camaquã
9. Mirim-São Gonçalo
10. Gravataí
11. Sinos
12. Taquari-Antas
A população do Rio Grande do Sul é orientada a ficar atenta aos alertas meteorológicos, evitar áreas propensas a alagamentos e deslizamentos, e seguir as recomendações das autoridades locais em caso de emergências. A segurança e o bem-estar dos cidadãos são prioridades neste período de instabilidade climática.
O KV Notícias dos Campos de Cima da Serra continuará acompanhando de perto essa situação e fornecerá atualizações regulares sobre as condições climáticas e os impactos da chuva em todo o estado.
0 Comentários