DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

Chuvas Causam Transtornos e Alagamentos em Porto Alegre e Região Metropolitana do Rio Grande do Sul


    Pessoas precisaram ser resgatadas de bote em Porto Alegre durante enchente —   
    Foto:   Reprodução/RBS TV

As persistentes chuvas que têm atingido Porto Alegre e diversas cidades do Rio Grande do Sul desde a manhã de quarta-feira (13) causaram sérios transtornos e alagamentos em várias áreas da região. Na capital gaúcha, pelo menos cinco riachos transbordaram, resultando na inundação de ruas e residências durante a madrugada desta quinta-feira.


Na Zona Sul de Porto Alegre, a situação se tornou tão crítica que moradores precisaram ser resgatados em botes pelo Corpo de Bombeiros. As equipes dos bombeiros percorreram casa por casa, alertando as pessoas sobre os riscos iminentes, verificando a situação das residências e oferecendo assistência às famílias afetadas.


Uma das áreas mais vulneráveis da cidade é a Região das Ilhas, que está especialmente em perigo devido às cheias do Rio Guaíba. Em algumas localidades, a água invadiu casas, colocando em perigo os moradores.


Na Região Metropolitana, a Defesa Civil está monitorando de perto o nível dos riachos e do Rio Gravataí. Pelo menos 30 pessoas tiveram que deixar suas casas em Gravataí até as 20h de terça-feira, devido ao risco em que se encontravam. Essas pessoas foram levadas para uma escola do município, onde receberam alimentos, agasalhos, colchões e cobertores para passar a noite. Não há previsão para o retorno delas às suas residências.


"Saí de lá de barco, não tenho para onde ir", relatou Rosângela Lopes, auxiliar de serviços gerais.


Em outras cidades da região, como Cachoeirinha, mais de 200 pessoas também precisaram deixar suas casas devido às inundações. A prefeitura dessa cidade optou por cancelar as aulas devido às condições climáticas adversas. A situação se repete em Alvorada, Arambaré, Capão do Leão, Cangucu, São Vicente do Sul, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Rio Pardo e na Ilha das Flores, em Porto Alegre, onde as aulas também foram suspensas, priorizando a segurança dos estudantes e dos moradores em meio aos alagamentos.


As autoridades continuam monitorando a situação de perto e oferecendo suporte às pessoas afetadas pelas chuvas intensas. A população é aconselhada a seguir as orientações das autoridades locais e tomar precauções adicionais em meio às adversidades climáticas que persistem na região.

Postar um comentário

0 Comentários