A MetSul Meteorologia avisa que, nos próximos dias, haverá chuvas frequentes e intensas em várias cidades do Rio Grande do Sul, com riscos de temporais, raios, granizo e ventos fortes. A instabilidade climática, que já atingiu Santa Catarina e Paraná, será mais acentuada no estado gaúcho. Nos últimos dias, os volumes de chuva no Rio Grande do Sul foram significativos, com 68 mm em Canela e 40 mm em Porto Alegre.
Hoje, a instabilidade diminuirá na maior parte do estado, mas neste fim de semana as áreas de instabilidade do Uruguai e do Nordeste da Argentina devem avançar, trazendo chuva para todas as regiões, especialmente à tarde e à noite. A quantidade de chuva será variável, podendo causar alagamentos em algumas áreas. Além da chuva forte, há a possibilidade de temporais isolados com granizo e ventos fortes.
Na segunda-feira, espera-se mais instabilidade, com sol aparecendo em algumas áreas, mas já chovendo pela manhã em outras. À tarde e à noite, a chuva será intensa em quase todo o estado, com altos riscos de tempestades. Na terça-feira, o tempo será firme no Oeste, Centro e Sul, mas a parte Norte ainda pode ter chuvas, com temporais afetando também Santa Catarina e Paraná.
Os modelos meteorológicos indicam alta instabilidade no Rio Grande do Sul neste fim de semana e no início da semana, embora haja divergência sobre os locais com maiores volumes de chuva. Os acumulados podem ultrapassar 50 mm, com pontos específicos alcançando mais de 100 mm. Os assinantes podem consultar mapas de chuva em tempo real, que ajudam no planejamento de atividades ao ar livre.
0 Comentários