DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

CALOR INTENSO DE NORTE A SUL NO BRASIL MARCA INÍCIO DO INVERNO METEOROLÓGICO

 



Uma grande massa de ar seco e quente cobre a maior parte do Brasil neste início do inverno meteorológico (trimestre de junho a agosto), trazendo temperaturas muito elevadas para os padrões de junho em diversos estados, especialmente no Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A Região Sul será a mais afetada, com temperaturas bem acima do normal.


O mapa da MetSul Meteorologia mostra a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) indicada pelo modelo norte-americano GFS para o Brasil na tarde de domingo, evidenciando que as temperaturas estarão acima dos valores médios históricos em grande parte do território nacional.


 AQUECIMENTO INTENSO NO CENTRO-OESTE


No Centro-Oeste, o aquecimento será mais intenso, com máximas próximas ou superiores a 35ºC em diversas localidades, mesmo em junho. Em Cuiabá, Mato Grosso, as temperaturas dos primeiros seis dias de junho já superaram a média máxima do mês mais quente do ano. A média histórica de junho é de 31,8ºC, mas a média registrada foi de 36,2ºC, ou 4,4ºC acima da média histórica.


Em Mato Grosso do Sul, cidades como Nhumirim e Porto Murtinho registraram temperaturas acima de 34ºC, enquanto no interior de São Paulo as temperaturas ultrapassam os 30ºC diariamente desde o início do mês.


 CALOR NO SUDESTE E AMAZÔNIA


No Sudeste, São Paulo teve uma média máxima de 24,5ºC nos primeiros seis dias de junho, 1,6ºC acima da média histórica. O calor também atinge a região amazônica, com Boa Vista, Roraima, registrando 38ºC e Humaitá, Amazonas, atingindo 35ºC.


TEMPERATURAS ELEVADAS NO SUL


O Sul do Brasil, que tradicionalmente teria dias frios em junho, registra temperaturas muito altas. Porto Alegre, com média máxima histórica de 20,3ºC em junho, teve máximas de 27,1ºC ontem e hoje. A média das máximas nos primeiros seis dias de junho foi de 23,3ºC, 3ºC acima da climatologia histórica.


 PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA


O calor continuará nos próximos dias. Porto Alegre deve ter máximas ao redor de 27ºC no sábado e 28ºC a 29ºC no domingo. Curitiba deve registrar 25ºC no sábado e 26ºC no domingo, bem acima da média máxima histórica de 20,3ºC.


No Centro-Oeste, as temperaturas permanecerão próximas aos níveis mais altos do ano, com máximas de 33ºC a 35ºC na maioria das cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Goiás também sentirá os efeitos do calor intenso.


CALOR NO SUDESTE NO FIM DE SEMANA


São Paulo deve ter uma tarde com 26ºC a 27ºC no sábado e 28ºC a 29ºC no domingo. O Rio de Janeiro terá temperaturas de 30ºC a 33ºC na maioria dos bairros, com picos mais altos no domingo. Belo Horizonte também terá temperaturas entre 26ºC e 27ºC no fim de semana.


Este cenário destaca um início de inverno atípico no Brasil, com temperaturas elevadas que devem persistir por vários dias, afetando a rotina e a saúde da população.

Postar um comentário

0 Comentários