As chuvas persistem neste sábado no Rio Grande do Sul, agravando as inundações em muitas áreas do estado, especialmente na Grande Porto Alegre e nas margens da Lagoa dos Patos, no Sul gaúcho. Uma frente semi-estacionária sobre o território gaúcho está causando chuvas principalmente na faixa central, incluindo a área de Porto Alegre.
As condições climáticas complicam os esforços de resgate, especialmente os aéreos, devido às nuvens baixas que reduzem a visibilidade para os pilotos. Os trabalhos de resgate em superfície continuam, concentrando-se principalmente na salvação de animais, uma vez que a maioria das pessoas já deixou suas moradias na região metropolitana.
Os acumulados de chuva são significativos, com registros de até 97 mm em Cambará do Sul e 87 mm em Serafina Corrêa. O nível dos rios, embora em declínio, ainda mantém áreas inundadas em muitas regiões, como no Vale do Sinos.
Em Porto Alegre, o nível do Guaíba está em baixa, mas a próxima semana traz preocupações com a chegada de mais água dos rios afluentes. O vento Sul previsto para os próximos dias pode impactar o nível do rio.
O fim de semana continuará instável, com chuvas mais intensas na Metade Norte e volumes menores na Metade Sul. No entanto, há previsão de melhoria do tempo na terça-feira, com a chegada de uma massa de ar frio que trará temperaturas mais baixas e até mesmo geada em algumas áreas na quarta-feira.
0 Comentários