No próximo domingo, dia 21 de abril, o céu do Brasil será palco de um espetáculo celestial incomum: a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, carinhosamente apelidado de "Cometa do Diabo". Este fenômeno raro é aguardado com grande expectativa por observadores e entusiastas da astronomia em todo o país.
O Cometa do Diabo, nome dado após uma explosão que aumentou significativamente seu brilho, estará no ponto mais próximo do Sol no dia 21 de abril, tornando-se mais visível para os observadores terrestres. Embora não seja possível avistá-lo a olho nu devido à intensidade do brilho, será possível sua observação com o auxílio de binóculos e telescópios.
Segundo o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, o melhor horário para a observação será entre 17h40 e 18h30, olhando para o horizonte oeste na mesma direção do pôr do sol. O cometa estará visível abaixo da Constelação de Touro e, posteriormente, abaixo da Constelação de Órion.
O Cometa do Diabo, classificado como um cometa tipo Halley de curta duração, foi descoberto pela primeira vez em 1812 pelo francês Jean-Louis Pons e redescoberto em 1883 pelo inglês William Robert Brooks. O apelido surgiu recentemente, em 2023, após uma explosão cometária que distorceu sua coma em forma de ferradura, assemelhando-se a chifres, daí o nome sugestivo.
O Observatório Nacional ressalta que o nome "Cometa do Diabo" não possui conotação maligna, mas sim uma referência ao aspecto incomum e impressionante do fenômeno celeste. Astrônomos estão investigando os motivos por trás da formação dos "chifres" do cometa, comparado até mesmo à icônica nave Millennium Falcon da franquia Star Wars.
Não perca a oportunidade de testemunhar este evento único no céu brasileiro. Prepare seus equipamentos de observação e maravilhe-se com a beleza e mistério do Cometa do Diabo enquanto ele desliza silenciosamente pelo firmamento, oferecendo um espetáculo digno das maravilhas do cosmos.
0 Comentários