A situação meteorológica no Rio Grande do Sul parece bastante instável, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo um alerta de perigo potencial de chuvas intensas. Com precipitações de 20 a 30 milímetros por hora e ventos que podem chegar a 40 a 60 km/h, várias regiões do estado estão sob aviso, incluindo a Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste, Nordeste (Serra), Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudoeste e Sudeste.
Embora o risco seja considerado baixo, existe a possibilidade de ocorrência de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A Defesa Civil de Porto Alegre está em estado de atenção, e a situação pode se agravar, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
A tempestade já afetou eventos na região, como os desfiles de carnaval em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde houve interrupção na terceira noite de festividades.
A Climatempo destaca que os ventos são consequência de uma frente fria acompanhada de um ciclone extratropical, embora esse sistema não atinja diretamente o território da região Sul do Brasil.
Para segunda-feira, os meteorologistas preveem que o tempo permanecerá instável em boa parte do estado, com alerta para temporais na faixa norte e na Serra. A única exceção parece ser o Sul do estado, que não deve registrar chuvas durante o dia.
0 Comentários