DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

MASSA DE AR TROPICAL FAVORECE CHUVA EM TODO O BRASIL

 



Nesta quinta-feira, uma massa de ar tropical quente e úmido cobre grande parte do Brasil, propiciando a ocorrência de chuva em todas as regiões do país. No entanto, a distribuição da chuva é irregular, sendo mais localizada no Centro-Oeste e no Sudeste. Os maiores acumulados de precipitação estão concentrados no Sul, na Região Norte e no setor Norte da Região Nordeste.


O mapa de projeção de umidade para o meio da tarde desta quinta-feira, baseado nos dados do modelo norte-americano GFS, revela uma umidade elevada em grande parte do Brasil. No entanto, observam-se áreas com ar mais seco no Centro-Oeste e em Roraima, explicando a menor ocorrência de chuva nessas regiões.


Com a atmosfera quente e úmida, nuvens mais carregadas se formam da tarde para a noite em todo o território brasileiro, resultando em chuvas fortes e temporais em alguns pontos. Na quarta-feira, por exemplo, chuvas intensas causaram alagamentos e inundações na área metropolitana de São Paulo, com acumulados entre 20 mm e 40 mm.


No Rio Grande do Sul, a chuva concentrou-se principalmente no Norte e no Noroeste do estado, com precipitações que superaram os 30 mm em alguns pontos, como na região de Passo Fundo. No Nordeste, pancadas de chuva forte foram registradas em Pernambuco e no Ceará, com acumulados próximos a 200 mm em algumas cidades cearenses entre terça e quarta-feira.


O último dia de fevereiro será marcado pela instabilidade no Rio Grande do Sul, com a ocorrência de chuva em diferentes áreas do estado, principalmente nas Metades Oeste, Norte e Centro. Na Grande Porto Alegre, há chance de chuva isolada. No Sudeste e na Bahia, a chuva tende a aumentar, com possibilidade de temporais de chuva forte na Grande São Paulo.


No Norte da Região Nordeste, a instabilidade persiste, mantendo o cenário de chuvas na região.


Fonte: METSUL, INMET

Postar um comentário

0 Comentários