DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

MUDANÇA NO TEMPO: Temporais Retornam com Estragos e Devem Continuar Hoje e Amanhã



 MUDANÇA NO TEMPO: Temporais Retornam com Estragos e Devem Continuar Hoje e Amanhã


Rio Grande do Sul - 12 de Setembro de 2023


Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo consigo uma série de temporais que já causaram estragos e devem continuar afetando o estado durante esta terça-feira e amanhã. As tempestades tiveram início ontem e persistem, trazendo chuva intensa, raios, vendavais e queda de granizo.


Desde a tarde de ontem, os temporais atingem diversas regiões do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de danos em algumas localidades. Os maiores volumes de chuva foram registrados nas cidades de Rio Grande, com 64 mm, e Jaguarão, com 61 mm, nas últimas 24 horas até as 6h desta terça-feira. Na Campanha e na fronteira com o Uruguai, os acumulados ao redor dos 30 mm foram comuns.


De acordo com a rede de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), outras cidades gaúchas também enfrentaram fortes chuvas, com acumulados de 69 mm em Rosário do Sul, 68 mm em Pedro Osório, 57 mm em Alegre, 46 mm em Arroio Grande e 41 mm em Canguçu. Uma estação particular em uma propriedade rural na divisa de Rio Grande com Santa Vitória do Palmar registrou 68 mm.


Além das chuvas, ventos fortes também atingiram diversas cidades, com rajadas de até 81 km/h em Tramandaí, 79 km/h em Bagé e São Borja, e 77 km/h em Dom Pedrito. Porto Alegre registrou rajadas de 76 km/h no Aeroporto Salgado Filho durante um vendaval na noite de segunda-feira.


Os temporais não se limitam apenas à chuva e vento, pois vêm acompanhados por uma alta incidência de raios em várias partes do estado. Em alguns locais, as tempestades também trouxeram granizo. Relatos de granizo foram feitos em diversas cidades do Oeste e do Sul gaúcho, com pedras de gelo caindo em Santa Maria durante a madrugada desta terça-feira.


Essa instabilidade climática intensa é resultado da lenta progressão de uma frente fria, que começou a ingressar pelo estado após causar temporais com vento e granizo no Uruguai. O sistema frontal deve continuar seu deslocamento pelo Rio Grande do Sul, afetando principalmente o centro do estado ao longo do dia.


Os temporais já causaram estragos em várias cidades, com ventos fortes derrubando estruturas, como o letreiro de um supermercado em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, durante o vendaval na noite de ontem.


As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e alertam os moradores para que tomem as devidas precauções diante da ocorrência desses temporais. É importante ficar atento às informações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos durante esse período de mudança no tempo.


*Fonte: MetSul*

Postar um comentário

0 Comentários