DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

Homem Carrega Idoso Sobre os Ombros para Fugir de Enchente Após Ônibus Ficar Preso na Estrada em Maquiné





Nesta terça-feira, 26 de setembro, o Rio Maquiné, localizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, transbordou devido às fortes chuvas, resultando em alagamentos nas ruas, avenidas e estradas da região. Um ônibus que transportava pelo menos 15 pessoas ficou preso na ERS-484, em Maquiné. Para escapar da enchente, um dos passageiros, um idoso, teve que ser carregado por outro homem sobre os ombros até um local seguro (veja o vídeo acima).


O prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani, informou que o idoso tinha problemas de saúde. Ambos, o passageiro e o idoso resgatado, foram acolhidos na casa de pessoas que moram nas proximidades. Eles devem permanecer no local até que seja seguro retornar para casa.


Em outro vídeo (também veja acima), é possível observar o resgate de alguns passageiros do ônibus por servidores da prefeitura de Maquiné. Usando uma patrola e cordas, eles conseguiram sair do veículo. Parte dos passageiros ainda permanece no ônibus, e a prefeitura não tem informações precisas sobre quantos são.


O prefeito Bassani descreveu a situação como muito difícil, uma vez que as chuvas não cessam e o nível do rio continua a subir. A prefeitura não conseguiu acessar o local para resgatar os demais passageiros, e o Corpo de Bombeiros ainda não chegou.


**Impacto das Chuvas**


Conforme levantamento da prefeitura de Maquiné, o Rio Maquiné subiu para quase os níveis registrados durante a passagem de um ciclone em junho deste ano. O nível normal é de 1,5 metro, mas atingiu cerca de 3 metros.


Esse aumento é resultado dos quase 100 milímetros de chuva que caíram na cidade entre 7h e 14h desta terça-feira. Nas últimas 24 horas, a quantidade de chuva chegou a 120 milímetros.


A chuva continua incessante, afirma o prefeito, e a área mais afetada é o interior da cidade, com famílias isoladas ou ilhadas nas comunidades do Mundo Novo e Barra do Ouro. Em Barra do Ouro, estima-se que pelo menos 200 famílias estejam ilhadas, o que pode afetar até 1 mil pessoas.


Desde segunda-feira (25), a prefeitura tem se comunicado com as comunidades do interior via WhatsApp, pois cada uma delas controla o aumento do nível do rio. Para atender às necessidades, três abrigos públicos foram disponibilizados. Até a tarde desta terça-feira, havia 50 pessoas no abrigo do Centro e 30 no do Mundo Novo.


A prefeitura também forneceu colchões e alimentação, e o Salão Paroquial está recebendo doações. Aqueles que precisarem de ajuda podem entrar em contato pelo telefone 0800 3628 1325.

Postar um comentário

0 Comentários