A semana termina com o deslocamento de uma frente fria que continuará influenciando o clima no Sudeste do Brasil, trazendo umidade e reforçando as instabilidades, especialmente no Rio de Janeiro, onde há alerta para ventos fortes e possibilidade de temporais. No Norte, a chuva se concentra em algumas áreas, enquanto o Centro-Oeste e grande parte do Nordeste seguem com tempo seco. O Sul do país ainda terá destaque para o ar frio, com chance de geada em regiões serranas.
SUL
Na sexta-feira, o Sul do Brasil terá temperaturas mais baixas, com chance de geada em pontos altos de São José dos Ausentes (RS) e das serras catarinenses. Porto Alegre, Florianópolis e outras regiões do Sul terão tempo firme, com o sol aparecendo, mas as temperaturas não sobem muito, com máxima de 23 graus em Porto Alegre. O norte do Rio Grande do Sul terá uma leve elevação nas temperaturas.
SUDESTE
No Sudeste, as instabilidades ganham força devido à entrada de uma nova área de baixa pressão. O Rio de Janeiro deve enfrentar temporais e ventos fortes, com rajadas de até 70 quilômetros por hora. São Paulo e Curitiba terão um dia mais nublado, com chuvas possíveis e ventos de até 50 quilômetros por hora. Em Belo Horizonte, a sexta-feira começa ensolarada, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde, enquanto o Espírito Santo poderá ter chuvas isoladas em Vitória.
CENTRO-OESTE
A região Centro-Oeste seguirá com calor intenso e tempo seco. Goiânia e Cuiabá podem registrar máximas de 39 e 41 graus, respectivamente. A umidade relativa do ar ficará em níveis críticos, entre 20% e 12%, especialmente em Brasília e Palmas. Não há previsão de chuva para a maior parte da região, mas a atenção se volta para o risco de ventos moderados, principalmente no sul de Goiás.
NORDESTE
No Nordeste, pancadas de chuva moderadas podem ocorrer no litoral sul da Bahia e em Salvador, enquanto o interior permanece seco, com níveis de umidade abaixo dos 30% em algumas áreas. As capitais Fortaleza e Recife podem enfrentar rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. O sol predominará em grande parte da região, e as temperaturas estarão elevadas, com São Luís podendo registrar até 31 graus.
NORTE
No Norte, o tempo permanece instável, com chuvas fortes previstas para o interior e oeste do Acre, Amapá e parte do Amazonas. Em Manaus, há risco de trovoadas à tarde, enquanto Rondônia e o centro e sul do Pará também poderão enfrentar pancadas isoladas. O calor segue intenso, com máxima de 40 graus em Palmas, e as chuvas serão mais moderadas em áreas concentradas.
0 Comentários