A trégua da chuva com maiores volumes de mais de duas semanas no Rio Grande do Sul vai chegar ao fim neste fim de semana com a chegada de uma frente fria ao estado, encerrando o longo veranico. A frente fria trará chuva tanto no sábado como no domingo para o território gaúcho, sendo mais ampla e forte no domingo, especialmente entre o Centro do estado e a região Norte da Lagoa dos Patos e Porto Alegre.
PREVISÃO DETALHADA
Sábado: O sol aparece com nuvens em parte do estado, com um começo de dia abafado. Chove desde cedo no Sul e até o fim do dia em várias regiões, com baixos volumes no geral.
Domingo: A chuva será ampla e forte em vários pontos do Centro para o Norte gaúcho, com acumulados de 50 mm a 100 mm e, isoladamente, superiores. Isso pode causar alagamentos e o transbordamento de cursos d'água menores, como arroios e valões.
Segunda-feira: A chuva prossegue, com os maiores acumulados concentrados mais ao Norte do estado, especialmente no Noroeste gaúcho, que pode ter volumes elevados de precipitação.
IMPACTOS E PREOCUPAÇÕES
O Rio Grande do Sul ainda enfrenta os efeitos do grande desastre ocorrido no fim de abril e início de maio, com lixo e entulhos nas ruas, redes de esgoto comprometidas e rios assoreados. Apesar da previsão de volumes altos, deve chover muito menos que na virada de abril para maio. A chuva retorna após uma primeira metade de junho de precipitação abaixo da média, o que permitiu que os rios baixassem, embora o Guaíba e a Lagoa dos Patos ainda estejam acima do normal.
PROJEÇÕES DE CHUVA
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para os próximos sete dias, baseados nos modelos americano GFS, canadense, alemão e europeu, com dados da rodada da 0Z desta sexta-feira.
Projeção de chuva do modelos nos próximos sete dias | METSUL*
Como se observa, os maiores volumes de chuva devem se concentrar na Metade Norte do estado. A maioria dos modelos indica uma faixa de precipitação mais volumosa entre o Centro do estado e a Grande Porto Alegre e uma segunda entre o Noroeste e a Serra.
IMPACTOS NOS RIOS
A persistência da chuva durante a semana que vem é preocupante, pois se somará à chuva do domingo, impactando os níveis dos rios. Sob o cenário de chuva projetado, em que em só uma semana podem cair de 100 mm a 250 mm em vários pontos do estado, os níveis dos rios subirão e alguns podem atingir cotas de inundação. Rios como Jacuí, Taquari e Uruguai devem ter elevação maior. No Noroeste, o Rio Uruguai deve subir mais do que em maio, já que os volumes no fim de abril e maio foram muito inferiores ao restante do estado.
Recomenda-se à população e às autoridades que permaneçam atentos às atualizações meteorológicas e às medidas de segurança para minimizar os impactos da chuva intensa prevista para os próximos dias.
0 Comentários