DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

RIO GRANDE DO SUL EM ALERTA: ROMPIMENTO PARCIAL DE BARRAGEM AMEAÇA POPULAÇÃO




O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de extrema emergência após o rompimento parcial de uma barragem na quinta-feira (02). A medida de alerta abrange os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado.


De acordo com informações da Defesa Civil, mais de 30 pessoas perderam suas vidas e cerca de 70 estão desaparecidas até o momento. O número de desabrigados e desalojados já ultrapassa 24 mil, com mais de 200 municípios do estado registrando algum tipo de problema, afetando mais de 350 mil pessoas.


O rompimento ocorreu após o Rio Taquari atingir a marca de mais de 31 metros, ultrapassando os níveis da enchente registrada em setembro de 2023. As sirenes da barragem foram acionadas, e a população está sendo orientada a deixar as áreas de risco e buscar abrigo em regiões mais altas.


Segundo a Companhia Energética Rio das Antas (Cetran), responsável pela administração da barragem, a estrutura está em situação estável, sem alterações desde o rompimento parcial. Medidas de segurança foram tomadas, com acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O governador do estado, em entrevista coletiva na quarta-feira (01), havia alertado sobre a possibilidade de colapso da estrutura devido às intensas chuvas. A situação permanece crítica, com equipes de resgate e socorro atuando incansavelmente para garantir a segurança da população afetada.

Postar um comentário

0 Comentários