DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

SEXTA-FEIRA COMEÇA COM CHUVA INTENSA EM PORTO ALEGRE E INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL



A sexta-feira amanheceu com fortes chuvas em Porto Alegre e em diversas regiões do interior do Rio Grande do Sul. Essas condições climáticas são resultado de áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido, que devem persistir ao longo do dia, tornando a sexta-feira chuvosa em todo o território gaúcho e em outras áreas do Sul do Brasil.


Ontem, os acumulados de chuva já foram significativos em alguns pontos do interior do Rio Grande do Sul, especialmente devido a áreas de instabilidade isoladas geradas pelo calor. Na região Noroeste do estado, volumes entre 50 mm e 70 mm foram observados na área entre Palmeira das Missões e Santo Augusto.


Nas últimas horas, durante a madrugada desta sexta-feira, à medida que a instabilidade sobre o território gaúcho avançou e começou a alcançar mais áreas, pontos de outras regiões do estado também começaram a registrar chuvas localmente fortes. Os maiores acumulados de chuva observados em 24 horas até às 7h desta sexta-feira foram de 74 mm em Santo Augusto, 48 mm em Caçapava do Sul e 40 mm em Palmeira das Missões, segundo dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia.


A MetSul Meteorologia alerta que o episódio de instabilidade está apenas começando, e há previsão de muita chuva ainda por vir. Os acumulados de precipitação devem aumentar significativamente no território gaúcho entre hoje e amanhã, com risco muito alto de chuvas localmente fortes e intensas, com acumulados elevados de precipitação em curtos intervalos de tempo. Em alguns pontos, podem ocorrer acumulados entre 50 mm e 100 mm em apenas três horas, o que poderá causar alagamentos e inundações repentinas em algumas cidades.


Os mapas de projeção de chuva dos modelos Icon e do Centro Europeu indicam que os maiores volumes de chuva podem ultrapassar os 50 mm em algumas localidades. Além disso, a projeção de chuva para o período até domingo, do modelo de alta resolução WRF, mostra a tendência de acumulados maiores especialmente no Oeste, Centro e Metade Norte gaúcho, assim como em várias regiões catarinenses e parte do Paraná.




Diante desse cenário, a MetSul Meteorologia enfatiza o risco de episódios isolados de chuva intensa. A instabilidade está ocorrendo em uma atmosfera quente e úmida, o que cria condições favoráveis para esses eventos. Além das chuvas intensas, podem ocorrer temporais localizados com raios e rajadas de vento forte. A instabilidade mais intensa está prevista tanto para hoje quanto para amanhã, da tarde para a noite, na maioria das localidades.




(Fonte: MetSul Meteorologia)

Postar um comentário

0 Comentários