A imagem de satélite integrada com a pressão atmosférica da madrugada desta quarta-feira revelou a atuação da alta pressão sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, a Oeste de uma profunda área de baixa pressão no Atlântico Sul. Essa configuração, característica de um ciclone extratropical, proporcionou a presença do sol em todas as regiões gaúchas.
Com uma massa de ar seco associada ao centro de alta pressão cobrindo o estado, parte do Rio Grande do Sul, especialmente pontos da Metade Oeste, desfrutou de amplos períodos de céu claro. Enquanto isso, nuvens esparsas foram observadas principalmente no Leste e no Nordeste gaúcho.
O resfriamento durante a madrugada foi acentuado devido ao tempo aberto e à presença da massa de ar mais ameno sobre o estado, resultando em temperaturas baixas para o mês de março, inclusive com frio em algumas cidades.
Para a tarde desta quarta-feira, espera-se um clima agradável, com maior aquecimento previsto para as regiões Oeste e Noroeste do estado. Enquanto isso, em Santa Catarina e no Paraná, apesar do sol aparecer com nuvens em diversos pontos, esses estados sofrem pouca influência da alta pressão e do ar mais frio presente no Rio Grande do Sul. Por esse motivo, da tarde para a noite, é esperada chuva isolada típica de verão em alguns pontos dos territórios catarinense e paranaense.
Fonte: METSUL
0 Comentários