Nesta sexta-feira, o estado do Rio Grande do Sul enfrenta um cenário meteorológico instável que mantém as atenções em alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temporal para as regiões Norte e Noroeste do estado, classificando a situação como perigosa devido à previsão de chuvas intensas, ventos de até 100 km/h, queda de granizo e potencial corte de energia, estragos em plantações e queda de árvores, além de alagamentos. A região encontra-se sob alerta laranja, indicando a gravidade das condições climáticas.
O volume de chuvas esperado é suficiente para gerar preocupações com inundações, principalmente ao longo do Rio Uruguai, entre as cidades de Iraí e Uruguaiana, de acordo com informações da Defesa Civil estadual.
Municípios como Três Passos, Doutor Maurício Cardoso e Porto Mauá estão previstos para acumular cerca de 30 mm de chuva. Nas áreas da Serra, a expectativa é de um volume de aproximadamente 20 mm.
Para o Litoral Norte e a Região Metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de garoa durante a manhã, mas com melhora nas condições climáticas posteriormente. Nas demais áreas do estado, a sexta-feira promete ser ensolarada, com tempo firme.
Entretanto, a instabilidade climática está longe de terminar, conforme alerta da Climatempo Meteorologia. No domingo (22), um cavado sobre a Argentina, uma área alongada de baixa pressão, em conjunto com a chegada de umidade pela frente fria na costa do Rio Grande do Sul, contribuirá para a formação de nuvens carregadas no estado.
A chuva se inicia pela Região Oeste, com previsão de acumulação de até 50 mm, acompanhada de trovões e possibilidade de granizo. Nas regiões do Centro do estado, Sul, Porto Alegre e Serra, o tempo permanecerá ensolarado, mas a chuva é esperada a partir da tarde. Na região do Extremo Norte, que foi a mais afetada pelas chuvas nos últimos dias, os temporais darão uma trégua.
Diante dessas condições meteorológicas, a população deve manter-se informada sobre os alertas e orientações das autoridades locais e tomar precauções necessárias para enfrentar os desafios trazidos pelo clima instável.
Fonte: G1 RS, RBS TV.
0 Comentários