DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

Rio Grande do Sul: Alerta de Chuvas e Cheias de Rios na Maior Parte do Estado




Uma nova frente fria está prevista para avançar sobre o Rio Grande do Sul, trazendo consigo grandes acumulados de chuva na maior parte do estado entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12). Segundo a Climatempo Meteorologia, a previsão é de formação de áreas de instabilidade fortes em todo o estado. O governo do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para as chuvas volumosas durante esses dois dias em diversas regiões.


Áreas Afetadas e Possíveis Impactos:


O alerta vale para a metade norte do estado, bem como para localidades da Campanha, Sul e Fronteira Oeste. Algumas cidades podem enfrentar tempestades, e rios podem entrar em cheia.


Causas das Chuvas:


As chuvas são causadas pela atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, combinada com o deslocamento da própria frente fria. Na quarta-feira, os temporais começarão cedo no Rio Grande do Sul, concentrando-se especialmente nas áreas do Norte, Região Central, Serra e vales. A Região Metropolitana também pode acumular grandes volumes de chuva.


São esperadas condições para ventos fortes, com rajadas atingindo até 90 km/h, além de queda de granizo.


Acumulados de Chuva:


Os acumulados de chuva podem variar entre 150 e 200 milímetros em localidades do Noroeste, Norte, Região Central, Vales, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana.


Situação dos Rios:


Devido aos maiores volumes de chuva previstos na bacia do rio Uruguai, as maiores elevações são esperadas na região do Alto Uruguai, próxima à divisa com Santa Catarina, e se deslocarão em direção à foz, de leste para oeste. Além disso, volumes significativos são esperados na faixa norte da bacia do Taquari-Antas e do Alto Jacuí, o que pode resultar em cheias nos rios principais das bacias.


Os rios Caí, Taquari, Jacuí e o Guaíba estão em cota de alerta ou atenção, mas com níveis estáveis ou em declínio até o início das chuvas. No entanto, devido às previsões de grandes acumulados, principalmente na metade Norte do estado, espera-se elevações nos rios dessas regiões.


De acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a atual condição dos rios no Rio Grande do Sul é de níveis elevados na metade Norte do estado e no rio Uruguai, com cota de inundação e elevação no médio e baixo Uruguai, na Fronteira Oeste. Na metade Sul do estado, os rios apresentam níveis normais. A população deve ficar atenta aos alertas das autoridades e tomar as devidas precauções diante dessas condições climáticas adversas.


Fonte:  INMET, SEMARS, DEFESA CIVIL RS.

Postar um comentário

0 Comentários