DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

FRIO INTENSO PERSISTE NO RIO GRANDE DO SUL

 






O Rio Grande do Sul enfrenta um período de frio intenso que teve início no final de junho e prossegue neste começo de julho. A tendência, de acordo com a análise da MetSul, é a persistência da baixa temperatura ao menos até a metade do mês, com dias frios ou muito frios nesta semana e também na próxima.


Esta terça-feira é o quarto dia seguido em que o Rio Grande do Sul registra temperaturas abaixo de zero. No sábado, a mínima da madrugada foi de -0,6ºC em Soledade. Já no domingo, a temperatura despencou a congelantes -7,0ºC em Pinheiro Machado, onde ontem fez -6,1ºC. Hoje, a mesma cidade do Sul gaúcho anotou -5,2ºC.


Dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que no restante desta semana haverá a manutenção da temperatura muito baixa, principalmente no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul, com mais registros de mínimas muito baixas e geada. Entre esta quarta e a quinta-feira, com aumento de nuvens que vai levar à ocorrência de chuva do Centro para o Norte do estado, as mínimas se elevam bastante no Oeste e no Sul gaúcho, mas ainda assim as noites vão seguir frias. A tarde também fica mais amena na quarta na maior parte dos municípios. A chuva, por outro lado, manterá as máximas baixas com frio mesmo à tarde na quinta. 


A tarde da quinta, aliás, será fria em diversas cidades do Centro, do Sul e do Leste do estado, enquanto no Noroeste e no Norte gaúcho aquece com marcas acima da média. Na sexta, o ar frio volta a se reforçar no Rio Grande do Sul, com temperatura muito baixa na Metade Sul do estado, mesmo durante a tarde, que terá máximas baixas ao redor e abaixo dos 10ºC em diversas localidades. A tarde será fria em quase todo o estado, com exceção de cidades mais ao Norte perto da divisa com Santa Catarina.


No fim de semana, o tempo voltará a ficar muito gelado no Rio Grande do Sul, com tardes de temperatura muito baixa na maioria das localidades, abaixo ou pouco acima dos 10ºC na maior parte dos municípios gaúchos. As menores mínimas no próximo fim de semana vão ocorrer no Oeste e no Sul, como na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste, onde haverá o registro de mínimas abaixo de zero. Na Serra e nos Aparados, o próximo fim de semana deve ter muitas nuvens com garoa e chuva. Sob ar mais frio e instabilidade, a temperatura permanecerá muito baixa o dia todo no Nordeste gaúcho, com bastante frio até durante a tarde.


Os mapas a seguir mostram a tendência de anomalia de temperatura (desvio da média), conforme dados do modelo climático norte-americano CFS, com intervalos de cinco dias, até a metade do mês.


Como se observa, a tendência é de aquecimento maior no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a temperatura seguirá abaixo a muito abaixo da média na maioria dos pontos do estado ao menos até a metade do mês. Nesse sentido, a semana que vem manterá o padrão de tempo frio no Rio Grande do Sul, com predomínio de dias de temperatura baixa. Serão vários dias com frio tanto à noite como durante a tarde em Porto Alegre e no interior. No Sul do estado, Campanha e fronteira com o Uruguai, a semana que vem promete ser novamente gelada. O período entre o domingo (7) e a quarta-feira (10) será o de menor temperatura nestas regiões, com madrugadas gélidas e tardes frias.



Fonte: METSUL

Postar um comentário

0 Comentários