DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

CHILE EM ALERTA POR RIO ATMOSFÉRICO DE CATEGORIA 5




O Chile está em estado de alerta devido a um rio atmosférico classificado como excepcional e perigoso, de categoria 5, o máximo da escala de intensidade. Meteorologistas locais indicam que este fenômeno trará volumes extraordinariamente altos de chuva e grandes quantidades de neve nas altas montanhas dos Andes.


EXPECTATIVA DE PRECIPITAÇÕES INTENSAS


Durante a terceira semana de junho, uma frente fria atuará no território chileno, trazendo precipitações excepcionais que podem causar inundações, enchentes e deslizamentos de terra. Este fim de semana já apresenta instabilidade no Centro-Sul do país, mas um sistema frontal mais severo, acompanhado do rio atmosférico, está previsto para o início da semana.


REGIÕES MAIS AFETADAS


As áreas de Aysén até a região do Maule devem ser as mais impactadas pelos acumulados significativos de precipitação. Na Região Central e mais ao Sul do Chile, o aporte de umidade será menor, mas ainda representará risco considerável. Sob estas condições, muitas áreas do Centro-Sul devem enfrentar inundações, alagamentos e deslizamentos de terra e rochas. As perigosas condições de aluvião têm o potencial de soterrar comunidades inteiras.




Além dos deslizamentos, há a possibilidade de vários rios transbordarem, causando enchentes. O Chile, que sofreu no início deste ano com incêndios florestais devastadores que resultaram em mais de cem mortes, agora se prepara para enfrentar o drama das águas, semelhante ao evento de chuva e inundações de junho do ano passado, considerado o mais grave desde 1983.


As autoridades e a população estão sendo alertadas para tomar precauções e se prepararem para o impacto desse fenômeno climático extremo.

Postar um comentário

0 Comentários