Foto: Gustavo Gossen/GZH |
Um grupo de voluntários demonstrou solidariedade e coragem ao formar um "cordão humano" para resgatar pessoas ilhadas no bairro Mathias Velho, em Canoas, durante os fortes temporais que assolam o Rio Grande do Sul.
As imagens impressionantes mostram os voluntários cruzando os braços uns com os outros e formando uma corrente humana para puxar os barcos e alcançar aqueles que estavam em áreas inundadas na noite deste sábado (4).
De acordo com a prefeitura do município, aproximadamente 180 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, sendo 145 mil delas residentes nos bairros Mathias Velho, Mato Grande, Rio Branco, Fátima, Harmonia e São Luís.
Os dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul revelam a gravidade da situação, com 75 mortes confirmadas devido aos temporais até o momento, além de 103 desaparecidos e 155 pessoas feridas. Cerca de 107,6 mil pessoas estão desalojadas, sendo 16,6 mil em abrigos e 88 mil em casas de familiares ou amigos.
A tragédia afetou 334 dos 496 municípios do estado, impactando diretamente a vida de 780 mil pessoas.
A atuação dos voluntários demonstra a importância da solidariedade e do trabalho em equipe diante de situações de calamidade, oferecendo esperança e ajuda àqueles que mais necessitam em momentos de crise.
0 Comentários