DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

SOS RIO GRANDE DO SUL: NÍVEL DO GUAÍBA









O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, registrou uma leve queda para 4,90 metros, conforme medição realizada às 15h30 desta quinta-feira (9) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. Essa é a primeira vez desde sábado (4) que o nível do rio apresenta uma diminuição.

Apesar da redução, o Guaíba ainda permanece mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros. Contudo, moradores relatam que a água que cobria as ruas da capital parece estar estável e até mesmo recuando em algumas regiões.

No entanto, a situação ainda é grave no estado. Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos devido aos temporais aumentou para 107, com um óbito ainda sob investigação. Além disso, há 136 desaparecidos e 374 feridos, com cerca de 232,6 mil pessoas fora de suas casas, incluindo desabrigados e desalojados.

A tragédia afetou significativamente a maioria dos municípios gaúchos, com 428 dos 497 registrando algum tipo de problema relacionado ao temporal, impactando cerca de 1,476 milhão de pessoas. Na área central de Porto Alegre, próxima ao Guaíba, o alagamento é total, com o aeroporto e a rodoviária fechados devido à inundação.

O estado continua em estado de alerta e mobilização para lidar com as consequências dos temporais e prestar assistência às vítimas.











Postar um comentário

0 Comentários