DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

PORTO ALEGRE SOB ALERTA: CHUVA INTENSA PODE EXCEDER MÉDIA DE TODO OUTONO EM APENAS UMA SEMANA

 


Porto Alegre está enfrentando uma situação crítica devido às chuvas intensas que têm castigado a cidade nos últimos dias. A MetSul Meteorologia alerta que, em apenas uma semana, a capital gaúcha pode registrar mais chuva do que a média de todo o outono, somando os meses de março, abril e maio.


Os acumulados de chuva já são excessivamente altos, ultrapassando os 200 mm em várias regiões da cidade. Com previsões de mais chuvas nos próximos dias, o cenário se torna ainda mais preocupante. Modelos meteorológicos indicam que acumulados entre 150 mm e 200 mm são esperados até o final desta semana, com alguns locais podendo receber até mais de 200 mm.


Além da chuva intensa, Porto Alegre enfrenta riscos de novos períodos com raios e a possibilidade de temporais, especialmente com a chegada de uma frente fria no início da quinta-feira. Diante desse quadro, a Prefeitura de Porto Alegre está reforçando as ações de orientação à população que reside em áreas de risco para deslizamentos e já montou abrigos para receber famílias desabrigadas.


A situação é especialmente preocupante para os moradores das ilhas da capital, que devem se preparar para a possibilidade de enchentes nos próximos dias, especialmente na próxima semana. O nível do Guaíba, embora atualmente esteja abaixo da cota de cheia, tende a subir devido à vazão das águas dos rios contribuintes, que ainda não alcançaram o Delta do Jacuí.


A cheia do Jacuí, principal contribuinte do Guaíba, deve ser de grandes proporções, o que torna o cenário de uma grande cheia na capital uma possibilidade real. Diante disso, é essencial que os moradores estejam atentos às orientações das autoridades e tomem medidas preventivas para garantir sua segurança e a de suas famílias.

Fonte: METSUL

Postar um comentário

0 Comentários