A China está se preparando para lançar a nave espacial Shenzhou-18 nesta quinta-feira (25) a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país, conforme anunciado pela Agência Espacial de Missões Tripuladas da China (AEMT).
A missão Shenzhou-18 contará com os astronautas chineses Ye Guangfu, que será o comandante da missão, Li Cong e Li Guangsu. Durante sua estadia de seis meses em órbita, a tripulação planeja realizar "de duas a três atividades extraveiculares e seis saídas de carga", de acordo com a agência.
Além das atividades tripuladas, a Shenzhou-18 transportará equipamento experimental e amostras relacionadas para executar o primeiro projeto nacional de investigação ecológica aquática em órbita. Este projeto tem como foco estabelecer um ecossistema aquático estável e circulante no espaço, utilizando o peixe-zebra e a planta erva-do-peixe-dourado (Ceratophyllum demersum).
A China também está finalizando a seleção do quarto grupo de taikonautas, que terá responsabilidades na estação espacial Tiangong e em futuras missões de aterrissagem lunar.
Destaca-se que a estação espacial chinesa, que opera a uma altitude de cerca de 400 quilômetros acima da superfície terrestre, deverá permanecer em órbita por cerca de 15 anos. Com a possível retirada da Estação Espacial Internacional este ano, a estação chinesa pode se tornar a única do mundo.
Nos últimos anos, a China tem investido significativamente em seu programa espacial, alcançando marcos importantes, como a aterrissagem bem-sucedida de uma sonda no lado mais distante da lua em janeiro de 2019, evidenciando seu avanço e ambições no espaço.
0 Comentários