Nos próximos dias, grandes volumes de chuva estão previstos para diversas áreas do Brasil, principalmente no Norte, Nordeste e Sul do país. A influência do calor e umidade característicos do verão pode resultar em chuvas intensas e localizadas, não previstas nos modelos de longo prazo.
Na região Norte, estamos no período do inverno amazônico, com expectativa de chuvas acima da média em estados como Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. Já no Nordeste, há previsão de chuvas expressivas, especialmente no Norte do Maranhão, Piauí e Ceará, onde os acumulados podem superar 300 mm nos próximos dez dias.
No Centro-Oeste, a precipitação será irregular, com chuvas associadas ao calor, enquanto no Sudeste, a influência de uma massa de ar quente deve limitar a ocorrência de chuvas significativas na maior parte da região.
No Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, é esperado um retorno das chuvas intensas, com acumulados elevados principalmente no Oeste, Centro e Sul do estado. Santa Catarina e Paraná também podem registrar chuvas isoladas e intensas devido à massa de ar quente atuante na região.
Fonte: METSUL
0 Comentários