O Outono Astronômico teve início nesta quarta-feira às 0h06 e se estenderá até o dia 21 de junho. Nesta temporada, sob o ponto de vista da climatologia, estaremos acompanhando o período entre março e maio. Este ano, o outono surge com o El Niño ainda impactando o clima em escala global.
Refletindo sobre o último outono de um ano que começou com um El Niño forte e terminou com La Niña, podemos analisar o caso de 2016. Neste ano, o verão climático (dezembro de 2015 a fevereiro de 2016) registrou um índice ONI (Oceanic Niño Index) de 1,8ºC, indicando um El Niño forte. O ano de 2016, que começou com ONI em 2,5ºC, terminou com o índice em -0,6ºC, caracterizando uma transição rápida para La Niña.
Durante o outono de 2016, observou-se chuva acima da média na maior parte do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Quanto à temperatura, foi um período de variações. Março teve temperaturas abaixo da média, enquanto abril registrou temperaturas acima ou muito acima dos normais históricos. Já maio terminou bem mais frio que o habitual em várias regiões, com episódios de frio intenso prolongados entre o final de abril e o começo de maio.
Embora os anos passados possam fornecer insights sobre o clima futuro, é importante ressaltar que cada ano é único e que padrões climáticos podem variar. No entanto, essas análises históricas nos permitem ter uma ideia do que esperar para os próximos meses.
Fonte: METSUL
0 Comentários