O estabelecimento de um bloqueio atmosférico irá ocasionar um novo episódio de onda de calor intensa sobre o Brasil. Para evitar todos os malefícios associados às altas temperaturas, reunimos algumas das dicas mais importantes recomendadas por especialistas.
**Dicas para Enfrentar a Onda de Calor no Brasil**
Os próximos dias serão de muito calor em grande parte do Brasil e alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar mal-estares.
Como já estamos noticiando desde a semana passada, os próximos dias serão de muito calor e temperaturas muito acima da média sobre grande parte do Brasil, principalmente sobre os estados Centro-Sul do país, onde as anomalias de temperatura serão de 5 a 10°C acima da média por vários dias seguidos, configurando mais um episódio de onda de calor.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu no começo desta semana um alerta de perigo de onda de calor que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e irá durar até sexta-feira (15). Mas isso não quer dizer que o calor vai acabar na sexta, já que as previsões indicam que as altas temperaturas continuarão por mais dias sobre essa região!
A onda de calor também será agravada pela falta de chuvas, devido ao estabelecimento de um bloqueio atmosférico sobre a porção central da América do Sul. Esse bloqueio irá inibir a formação de nuvens e chuva no continente, favorecendo a maior incidência de radiação solar na superfície, o que irá aumentar as temperaturas e deixar o solo mais seco.
A onda de calor que está se estabelecendo sobre o Centro-Sul do Brasil irá durar até pelo menos o início da próxima semana. Juntos as altas temperaturas o tempo seco também predominará nessa região, uma combinação muito nociva a saúde humana!
Como sabemos, essa combinação de altas temperaturas e solo seco é combustível para incêndios florestais, que poderão ocorrer nessa região nos próximos dias, causando um enorme prejuízo ao meio ambiente e prejudicando também áreas de cultivo. Essa combinação também é extremamente nociva à saúde humana, estando muito associado a problemas cardíacos, respiratórios e também casos de hipertermia. Por esse motivo, reunimos algumas dicas e cuidados que poderão ajudar a população a enfrentar os próximos dias de temperaturas altas!
0 Comentários