Após um dia de calor intenso na segunda-feira (13), com temperaturas acima de 40ºC em algumas cidades, o Rio Grande do Sul amanheceu esta quarta-feira (15) com frio fora de época. A mudança drástica é resultado de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão que se encontra sobre o Rio da Prata.
As menores temperaturas foram registradas em cidades do Sul do estado, da Campanha e da fronteira com o Uruguai. Livramento amanheceu com 11,6ºC, seguida por Bagé (11,8ºC), Jaguarão (12,4ºC), São José dos Ausentes (12,8ºC), Canguçu (12,9ºC) e Quaraí (13,2ºC).
O dia será de temperaturas amenas em todo o estado, com máximas abaixo do normal para fevereiro. Na Serra, devido à maior presença de nuvens e instabilidade, a temperatura à tarde não deve ultrapassar 20ºC em muitas cidades, podendo chegar a apenas 15ºC ou 16ºC em algumas localidades dos Aparados.
A massa de ar frio que provocou a mudança brusca de temperatura foi impulsionada por um grande ciclone extratropical que se encontra ao sul do Atlântico. A entrada da massa de ar frio foi precedida por uma frente fria que causou chuva generalizada no estado.
O frio fora de época pode ter impactos negativos na agricultura, principalmente nas plantações de soja e milho. Além disso, o aumento no consumo de energia e a necessidade de usar agasalhos podem afetar a população mais vulnerável.
É importante se agasalhar bem ao sair de casa e evitar atividades ao ar livre durante a madrugada e o início da manhã, quando as temperaturas são mais baixas. Pessoas com problemas respiratórios e idosos devem ter atenção especial com a mudança de temperatura.
A massa de ar frio deve permanecer no estado até o final da semana, com temperaturas amenas e sem previsão de chuva. As máximas devem variar entre 18ºC e 22ºC na maioria das cidades.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Metsul Meteorologia, Climatempo.
0 Comentários