DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

ONDA DE CALOR NO SUL DO BRASIL DESAFIA MORADORES E AUTORIDADES

 Uma intensa onda de calor oriunda da Argentina está varrendo o Sul do Brasil, elevando drasticamente as temperaturas e desafiando os residentes e as autoridades locais. De acordo com o Climatempo, os termômetros devem permanecer em níveis alarmantes até o sábado de Carnaval, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde algumas cidades já registram quase 40°C.












No último sábado (3), Quaraí, no Rio Grande do Sul, alcançou uma impressionante marca de 39,7°C às 15 horas, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outras cidades como Uruguaiana, Alegrete e São Borja também enfrentaram temperaturas extremamente elevadas, com valores acima dos 35°C.


O calor intenso vem acompanhado de tempestades de fim de tarde, características desta época do ano na região sul do país. Esses temporais localizados têm sido típicos do verão e se concentram principalmente entre o norte e o oeste do Rio Grande do Sul, assim como nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Além do calor sufocante, os ventos devem aumentar sua intensidade entre esta segunda-feira (5) e quarta-feira (7), podendo atingir rajadas próximas aos 50 km/h, inclusive na região da Grande Porto Alegre.

As preocupações com as condições climáticas se estendem também para as previsões de chuva. Até segunda-feira (12), chuvas isoladas são esperadas em áreas do leste do Paraná e sudeste de Santa Catarina, com possibilidade de volumes superiores a 30 mm. No entanto, no interior da região sul, a previsão é de pouca precipitação, de acordo com o Inmet.

Diante desse cenário desafiador, autoridades e moradores locais estão alertas e tomando medidas para lidar com os impactos dessa onda de calor e das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.

Fonte: INMET, METSUL.

Postar um comentário

0 Comentários