A onda de calor no Rio Grande do Sul continua, marcando hoje onze dias consecutivos com temperaturas próximas dos 40ºC e sensação térmica ainda mais elevada. Este fenômeno, que remonta aos anos de 2010 e 2014, traz recordações de episódios de calor extremo na primeira metade de fevereiro.
No último sábado, o calor foi especialmente intenso, com a sensação térmica atingindo 43,5ºC em Porto Alegre. Neste domingo, algumas regiões registraram as temperaturas mais elevadas desta onda de calor, ultrapassando os 39ºC em cidades como Quaraí, Campo Bom e Alegrete.
O calor intenso persiste na Grande Porto Alegre, onde Parobé e Campo Bom registraram as temperaturas mais altas do ano até agora. No entanto, a previsão é de que essa onda de calor chegue ao fim em breve.
Para esta segunda-feira, os gaúchos enfrentarão mais um dia escaldante, com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC e sensação térmica elevada. O sol predominará, contribuindo para o calor intenso desde cedo.
Entretanto, a chegada de uma frente fria na terça-feira trará uma mudança significativa. Além da chuva mais generalizada, espera-se uma queda brusca na temperatura, trazendo um alívio bem-vindo após doze dias de calor extremo.
Enquanto os gaúchos se preparam para o fim da onda de calor, o Nordeste de Santa Catarina e o litoral do Paraná podem experimentar temperaturas ainda mais altas na terça-feira, antes da chegada da frente fria.
Na quarta-feira, espera-se um clima mais ameno em grande parte do Rio Grande do Sul, proporcionando um alívio bem-vindo após dias de calor intenso. A massa de ar mais ameno trará temperaturas mais agradáveis, com máximas abaixo dos 30ºC na maioria das localidades.
Assim, os gaúchos aguardam ansiosamente pelo fim desta onda de calor e pela chegada de um clima mais ameno e confortável nos próximos dias.
0 Comentários