O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul, indicando a persistência da instabilidade nos próximos dias. Segundo o órgão, o estado enfrentará chuvas generalizadas, com destaque para a terça-feira (27), quando um alerta laranja foi emitido, indicando condições meteorológicas perigosas.
Rajadas de vento entre 50 e 70 km/h são esperadas, podendo atingir até 80 km/h em algumas áreas, segundo a Climatempo. Além disso, há previsão de queda de granizo em pontos específicos, especialmente nas regiões Centro e Norte do RS, assim como na região metropolitana de Porto Alegre.
A ventania, combinada com chuvas intensas e raios, aumenta o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, alerta o Inmet.
De acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o deslocamento de uma região de baixa pressão aliada à umidade favorece a ocorrência de tempestades isoladas e chuvas pontualmente fortes, especialmente nas regiões Oeste, Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre e metade Norte do estado.
A previsão indica que na quarta-feira (28) as condições meteorológicas ainda serão instáveis, com acumulação de chuva entre 25 e 40mm/dia, e a tendência é que o tempo permaneça instável na quinta-feira (29).
Recomenda-se cautela e atenção às recomendações de segurança, como evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de trânsito, não se abrigar embaixo de árvores e desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades.
Em caso de emergência, a Defesa Civil está disponível pelos telefones 190 ou 193 para prestar assistência à população afetada pelo mau tempo.
Fonte: INMET
0 Comentários