O Centro Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cidhott), do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em funcionamento desde janeiro deste ano, alcançou um marco significativo: a primeira captação de córneas em Vacaria. A captação ocorreu na madrugada de domingo, 25/02, com a autorização dos familiares de uma paciente de Campestre da Serra, que veio a óbito na instituição de saúde.
Segundo o médico Flávio Nery, responsável técnico, uma equipe do Hospital Pompeia esteve em Vacaria para realizar o procedimento e transportar o tecido para o banco de olhos em Caxias do Sul. Nery ressalta a importância desse momento para o HNSO, destacando-o como mais um passo no desenvolvimento da instituição, do município e da região dos Campos de Cima da Serra.
O médico enfatiza também a importância de expressar o desejo de doar órgãos em vida e de obter a autorização familiar para a doação quando abordado pela equipe do Cidhott. De acordo com o Banco de Olhos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, vinculado ao Ministério da Saúde, os transplantes de córneas possibilitam que 90% das pessoas com deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão.
Fonte: Rádio Fátima.
0 Comentários