O Rio Grande do Sul enfrentou um domingo de temperaturas extremamente altas, com calor intenso no Oeste do estado. O segundo dia consecutivo de máximas próximas a 40ºC foi marcado por uma combinação de calorão, abafamento, chuvas e temporais isolados em diversas regiões.
Dados de estações oficiais revelam que as máximas no fim de semana atingiram 39,8ºC em Quaraí no sábado e 39,4ºC em Uruguaiana no domingo. Outras cidades registraram altas temperaturas, como Quaraí (39,1ºC), São Luiz Gonzaga (38,1ºC), Alegrete (37,5ºC), e Rio Pardo e Campo Bom (37,4ºC).
A onda de calor no estado é resultado de uma grande massa de ar quente que cobre a Argentina, provocando temperaturas superiores a 40ºC em várias províncias vizinhas por mais de dez dias consecutivos.
O domingo também foi marcado pela passagem de uma frente fria de baixa atividade pela costa, combinada com o ar quente no continente, resultando em nuvens carregadas, pancadas de chuva e temporais isolados. Houve relatos de granizo em áreas da Serra e na fronteira com o Uruguai, em Livramento.
A instabilidade persiste no domingo à noite e no início da segunda-feira, com a possibilidade de chuvas fortes e temporais localizados. O sol aparece com nuvens na maior parte do estado na segunda-feira, com chuvas isoladas de verão, especialmente na Fronteira Oeste, onde as máximas devem superar 35ºC.
A previsão para a semana indica que o calor aumentará gradualmente, com temperaturas extremamente altas na segunda metade da semana e no início do Carnaval. Modelos indicam máximas próximas ou acima de 40ºC em várias regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana, tornando os próximos dias desafiadores para enfrentar o calor intenso.
Fonte: METSUL, INMET
0 Comentários