DESTAQUE

6/recent/ticker-posts

Governo confirma quarto foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul






O governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (13), o quarto foco de gripe aviária no estado. O vírus foi identificado em uma ave silvestre que foi localizada morta na Praia do Mar Grosso, em São José do Norte, na Região Sul.

Outros três casos foram confirmados desde o dia 4 deste mês, todos em mamíferos aquáticos, nas cidades de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, também na Região Sul, e Torres, no Litoral Norte.

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos, cães, gatos, outros animais e humanos.

O Serviço Veterinário Oficial atendeu a notificação na terça-feira (10), e a amostra colhida foi enviada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, unidade referência da Organização Mundial da Saúde Animal.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares, com a confirmação do caso, as equipes do governo atuarão na vigilância ativa, monitorando o raio de três quilômetros do foco, conforme recomendam os protocolos de segurança do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Até o momento, foram contabilizados 311 animais encontrados mortos ou doentes, entre mamíferos aquáticos e aves silvestres, nos municípios de Imbé, Mostardas, Palmares do Sul, Pelotas, Pinhal, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Tavares e Torres.

A partir de agora, conforme orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, não haverá mais coletas em leões-marinhos, lobos-marinhos e trinta-réis-real encontrados, apenas se uma nova espécie de animal apresentar sintomas de influenza.

Todas as suspeitas de influenza aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou do WhatsApp (51) 9 8445-2033.


Postar um comentário

0 Comentários