Frente fria traz chuva volumosa e queda de temperatura para o Rio Grande do Sul
Uma frente fria começou a afetar o clima no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (2), trazendo chuva e queda acentuada da temperatura. De acordo com a MetSul Meteorologia, este é o começo de um período de maior instabilidade que pode trazer chuva volumosa e tempo instável por vários dias seguidos, como não se via há muito tempo no território gaúcho.
A previsão é de que a chuva se intensifique nos próximos dias em todo o estado, com volumes de chuva projetados para serem altos e até mesmo excessivos em algumas regiões. Segundo a MetSul, o episódio de chuva que está tendo início no Rio Grande do Sul tem potencial de ser o mais significativo em vários meses no estado. A última vez que todo o estado terminou com chuva acima da média foi em abril de 2022.
Os volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos até o começo da semana que vem são altos em grande parte do Rio Grande do Sul, com um grande número de cidades gaúchas tendo marcas acima de 100 mm e algumas tendo acumulados superiores a 200 mm e isoladamente superiores a 250 mm. Essa chuva pode trazer transtornos em algumas localidades.
A chuva começou ontem pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul. Já nas primeiras horas deste episódio de instabilidade foram registrados volumes mais altos em algumas cidades, como Caçapava do Sul, que acumulou 52 mm em 24 horas, e Dom Pedrito, com 46 mm.
A cidade de Bagé, que passa por uma grave crise de estiagem há meses e tem racionamento de água de 18 horas por dia, registrou 38 mm de chuva em 24 horas até as 9h de hoje. Apesar da instabilidade diminuir na região agora, a previsão é de que a chuva retorne para Bagé no final da semana e se intensifique no próximo fim de semana.
Segundo a MetSul, o tempo não deve firmar até o começo da próxima semana. Todos os dias até a próxima segunda-feira devem ter chuva no estado, o que não significa que vai chover em todos os municípios do estado por uma semana seguida. O primeiro momento de maior instabilidade e mais generalizada ocorre entre hoje e amanhã, com as precipitações perdendo força na quinta-feira. No entanto, entre sexta-feira e sábado novas áreas de instabilidade, inclusive fortes, devem se formar sobre o estado e trazer chuva novamente mais ampla e até volumosa em algumas áreas no segundo momento de maior instabilidade.
Somente entre terça e quarta-feira da semana que vem, pelos dados de hoje, o tempo firmaria no Rio Grande do Sul com a chegada de ar mais seco e frio impulsionado por uma área de baixa pressão no oceano.
A MetSul alerta para os riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e outros problemas causados pelas chuvas intensas. É importante que a população fique atenta aos alertas e recomendações das autoridades locais.
FONTE: METSUL
0 Comentários